domingo, 3 de outubro de 2010

CRIANÇA, TRÂNSITO E EDUCAÇÃO...


Todo ser humano participa do trânsito mesmo antes de nascer, ainda no ventre materno, estabelecendo formas de interação social. A educação é a porta de entrada para o convívio em sociedade e a possibilidade de prevenção de acidentes, como mostra a frase: a educação vem do berço. Os pais ou responsáveis tem importância fundamental na educação de seus filhos, ao final de processos identificatórios as crianças demonstram maior possibilidade de aprender e de serem futuros responsáveis por um trânsito mais consciente e seguro.
Segundo o CTB3 no Art.1 em seu §1° se define trânsito como “a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fim de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”. (1997, p.2)
Além da questão técnica, o trânsito é uma questão social e política. Assim sendo, quando se pensa no trânsito, se devem descrever as características da sociedade na qual se insere. Por essas características, o trânsito traz um tema, uma problemática sócio-econômica, psico-social e nestes aspectos, o gerenciamento do trânsito tem sido uma aglomeração de conflitos. Logo, se faz necessário refletir sobre o comportamento de cada integrante que faz uso deste sistema de
circulação, para que permita ou assegure o direito a todos de sua utilização.

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