domingo, 14 de novembro de 2010

IMAGINAÇÃO INFANTIL....


O mundo da imaginação infantil é uma caixinha de surpresas maravilhosa! De lá saem muitos pensamentos, ações e comentários, por muitas vezes, engraçados. O princípio do respeito ao que a criança diz, é a questão básica para não reprimir a imaginação dos pequenos. Nesse mundo agitado que vivemos fica difícil parar para dar atenção ao que dizem as crianças. Entretanto, esse momento é valioso e muito importante para o desenvolvimento da criança, pois a imaginação está ligada a criatividade e precisamos ser criativos para nos destacarmos na vida em sociedade, não é mesmo? Então, ouça o que seu filho diz, não julgue antecipadamente, nem desmereça a história que foi contada. Estimule lançando perguntas e até mesmo fazendo sugestões, se a criança permitir. Ao final, ajude a criança a distinguir sobre o que pertence a realidade e o que pertence a imaginação. Essa troca é um bom momento para introduzir o que é certo e o que é errado e também para apresentar à criança o
Como a imaginação evolui em cada fase da criança?
Até os três anos: tudo que pertence à criança e que está a sua volta e ao seu alcance vira brinquedo. Os sapatos da mãe, as almofadas do sofá, as panelas da cozinha. Objetos que se transformam e ganham outras utilidades. A criança está tocando os objetos e experimentando sensações, o frio e o quente, o liso e o rugoso, o som produzido pelo objeto. A criança necessita desses objetos que são concretos e portanto precisam estar presentes para que a brincadeira aconteça. Abuse de peças para empilhar ou para encaixar estimulando, assim, ações motoras, desafios e exploração do ambiente. Nesta fase, os familiares são os maiores incentivadores da imaginação infantil, porque eles entram na fantasia e se tornam um pouco criança também, mudam a voz e assumem um personagem . Os brinquedos e objetos ganham vida e a criança realmente acredita nisso. A panelinha tem comida de verdade e o cavalinho está mesmo cavalgando. Um pouco mais tarde, a criança começa a perceber que a boneca realmente não está com frio!
Dos três aos cinco anos: agora as histórias começam a ganhar e sentido. São introduzidos mais personagens, mais criatividade e ação. As crianças sentem necessidade de usar objetos da casa para compor suas fantasias, então viram cadeiras, arrastam vasos e compõem cenários. Nesta fase, muitas crianças fazem o convite aos pais para participarem da brincadeira. Aproveitem para se deleitarem. Só não vale brigar com a criança, porque você queria ser o Batman!!
Dos seis aos oito anos: As histórias ganham sentido, coerência e até finalidade. As crianças já conseguem trazer temas como medo, raiva, amor e guerra para as histórias. Imitam personagens de novelas ou desenhos, distribuem papéis e entram em acordos ou entram em discórdia sobre tais papéis. Nesta fase, a crença nos heróis é muito grande. Querem ser como a Barbie ou ter os poderes do Homem-Aranha. Há sempre uma identificação com os personagens eleitos, pois há algo neles que é muito atrativo para a criança. E assim como amam desesperadamente, podem no dia seguinte eleger outro personagem para idolatrar. É assim mesmo!
A partir dos sete ou oito anos: as crianças passam a unir a imaginação com aventuras reais. Querem vivenciar emoções, por isso os parques temáticos são excelentes para a criança soltar a imaginação e brincar para valer. Os amigos imaginários já se foram e a criança assume amigos reais para compartilhar as aventuras.
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/15090/1/Mundo-da-Imaginacao-Infantil/pagina1.html#ixzz15JOH9YhK que você pensa sobre a vida.
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