sábado, 12 de fevereiro de 2011

ADAPTAÇÃO ESCOLAR....



O processo de adaptação foi, ao longo da história da educação infantil, muitas vezes encarado pelos profissionais como sendo um período de tempo e espaço determinados pela própria escola e tinha como objetivo fazer as crianças pararem de chorar. Imaginar que o sucesso de um processo de adaptação se resume à ter ausência de choro é banalizar uma situação que não termina em si mesma. Os sintomas que as crianças apresentam como doenças, regressões, alterações de comportamento, etc., estão aí para comprovar que elas não falam que as coisas não vão bem somente chorando. (BORGES, 2002: 32)
Considerando a importância do período de adaptação da criança à escola, sobretudo a criança pequena que freqüenta a escola pela primeira vez, ou aquela que terá um novo nível de escolaridade, o professor deve ser facilitador neste processo, de forma lúdica, atrativa, segura, prazerosa, dando início ao processo de ensino-aprendizagem.
Segundo DAVINI (1999:45): A adaptação é todo um grande período, que abrange desde as entrevistas e visitas preliminares dos pais às escolas, bem como os primeiros dias e o primeiro ano de escolarização da criança.
As crianças, que estão indo para a escola pela primeira vez, sofrem de ansiedade da separação. Elas sentem medo de que os pais não voltem para buscá-las e fantasiam o abandono. É importante que os pais lhes demonstrem interesse pela experiência que elas estão vivendo que as encorajem, reforçando-lhes a auto-estima, diminuindo-lhes a ansiedade, mostrando-lhe aspectos entusiasmantes da escola como: conhecer novos amiguinhos, poder brincar com eles, etc. e tranqüilizando-os quanto ao amor que sentem por elas, quanto à proximidade que manterão com a escola e com sua professora e quanto a estarem lá, para buscá-los no horário de saída.
A intensidade com que cada um vai experimentar, ou a forma como vai atravessar esse período, vai depender dos aspectos particulares de cada personalidade participante do processo e, também, da dinâmica familiar. Um fato a ser admitido é que essa separação é algo inevitável na vida de cada um de nós e, ainda que seja um processo doloroso, costuma trazer crescimento para todos os envolvidos. É importante que os pais vejam a situação não como "um mal necessário", mas como algo bastante positivo e enriquecedor no desenvolvimento de seu filho.


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/24544/1/ADAPTACAO-NA-EDUCACAO-INFANTIL--------------/pagina1.html#ixzz1DlbAQZ5g

sábado, 5 de fevereiro de 2011

LEMBRETE AOS PAIS......

Queridos Pais,
Para estarmos em sintonia com a aprendizagem do seu filho recomendamos:

1.Fale sempre da Escola para criar em seu filho uma expectativa positiva em relação ao estudo;

2.Abrace-o e deseje-lhe coisas boas quando ele estiver de saída para a aula;

3.Na volta procure saber como foi o dia dele, o que aprendeu e como se relacionou com todos;

4.Conheça o professor e converse com ele sobre seu filho e o trabalho da Escola;

5.Mantenha uma relação de respeito, carinho e consideração com todos os professores;

6.Resolva diretamente os problemas entre você seu filho e professor e só recorrer a outros em ultimo caso;

7.Quando seu filho estiver com problemas compartilhe com a Escola sem omitir fatos nem julgar atitudes;

8.Comente com amigos e parentes o êxito escolar dele, por menor que seja, para reforçar a autoestima e autoconfiança;

9.Leve e busque o seu filho no horário determinado pela escola, pois ele sentirá sozinho e triste quando todos estiverem indo embora;

10.Leve seu filho para escola sempre uniformizado, pois garantirá sua identificação ;

11.Crie hábitos de observar a mochila do seu filho, garantindo: Lápis sempre apontados(de cor e de escrever), borracha limpa, cola, livros e cadernos encapados;

12.Tenha sempre a toalhinha do seu filho limpos para evitar bactérias e fungos;

13.Auxíli-o em todas as tarefas de casa, lembre-se a tarefa é para ser feita pela criança;

14.Em caso de ausência comunicar a escola e apresentar o atestado médico;

Esses são alguns tópicos que vocês, pais podem contribuir para a aprendizagem do seu filho,o mais importante deles é o AMOR e o CARINHO que cada um tem pelos seus.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ESCOLA - COMO PREPARAR A CRIANÇA PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA


  • A criança deve ser incentivada a ir à escola: a família deve falar disto com animação.

  • Devem ser evitadas longas explicações que possam gerar insegurança ou desconfiança.

  • É fundamental levar a criança para conhecer a escola antecipadamente e deixá-la se ambientar durante algum tempo, à vontade.

  • É preciso tomar cuidado com as mensagens contraditórias (como por exemplo, oferecer recompensas pela ida à escola, tratá-lo como "coitadinho" por estar tendo que acordar cedo para sair ou outros motivos quaisquer, etc.)

  • Os pais precisam conseguir um tempo flexível para ficar na escola durante o processo, de acordo com a orientação da coordenação pedagógica. Havendo revezamento entre os pais, ou se precisarem contar com a ajuda de outra pessoa, ela deve ser muito familiar à criança e deverá estar a par das orientações da escola quanto ao período de adaptação.

  • Será preciso que compreendam que o choro na hora da separação é muito comum e que ele não significa necessariamente que a criança não queira ficar na escola.

  • Da mesma forma, a ausência de choro muitas vezes também não quer dizer que ela não esteja sentindo a separação.

  • Evitar comentários sobre as atitudes da criança na sua frente.

  • A criança deve ser levada caminhando e desta forma ser entregue à professora. É sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido.

  • Mais adiante, será preciso incentivar a criança a ficar na creche, dizer sinceramente que estão indo embora e explicar quem virá buscá-la. Desta forma, ela vai conseguindo ganhar confiança de que voltará normalmente para casa.

  • É preciso que procurem ser carinhosos, mas firmes, sem demonstrar dúvidas sobre se ela vai ficar bem.

  • Os pais devem despedir-se naturalmente e nunca sair escondidos. A criança fica muito desconfiada e insegura com esta atitude.

  • É muito importante, ainda, que os pais se lembrem de que cada criança é única, e que, assim, cada período de adaptação será também único e individual. Evite fazer comparações entre a adaptação de coleguinhas ou irmãos.

  • Em casa, organizar a rotina de forma que a criança não se sinta apressada para sair para a escola, tirando-lhe parte de seu prazer.

  • Incentivá-la a organizar um espaço para guardar os pertences da escola, assim como uniformes e merendeiras.

  • Organizar um espaço de estudo tranquilo e individual.

  • Combinar um horário de estudo com a criança (quando houver).

  • Dar atenção aos deveres de casa de um filho é muito importante. Desta forma, os pais saberão o que a criança está aprendendo e terão mais uma oportunidade de troca com ela.

  • Será muito útil ainda perguntar as novidades na volta da escola, ajudando a fixar os aprendizados e as novas descobertas.

    Fernanda Roche

    ADAPTAÇÃO ESCOLAR....

    Enfim, o início das aulas! Um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro! Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses. .. depende da criança e também dos pais!
    A compreensão dos pais e das professoras com as crianças é a chave para que tudo ocorra bem. As professoras, com carinho, cativam as crianças e apresentam a elas o novo ambiente, os pais precisam apoiar as professoras e transmitir a segurança de que a escola é um ambiente prazeroso, incentivando a criança a ficar nele, permitindo assim que ela interaja com as professoras e com a turma durante o período escolar.
    Talvez em alguns casos seja necessário buscar a criança mais cedo, para algumas, é muito importante encontrar os pais na saída nos primeiros dias e não outros parentes. O medo de que os pais não voltem é o maior problema na adaptação das crianças, por isso prepare-se para estar antes do horário de saída na escola, nunca se atrase nesse período, pois essa lembrança certamente prejudicará a adaptação da criança.

    Michelle Maneira

    terça-feira, 21 de dezembro de 2010

    QUE VENHA 2011!!!!!

    ENCERRAMENTO.....

    Este foi um ano de alegrias, tristezas, realizações. Mas o mais importante é refletir sobre os acontecimentos, a jornada do dia-a-dia e, concluir ao final, que tivemos um saldo de crescimento e aprendizado. Agradecemos a todos funcionários por um ano de trabalho, cooperação, confiança e dedicação. Desejamos que este Natal seja o início da construção de um caminho de amor, alegria e de esperança. Feliz Natal e Ano Novo!






    NOITE NATALINA....

    NOS DIAS 13 E 14 DE DEZEMBRO, NAS DEPENDÊNCIAS DO AUDITÓRIO DA EMEBP SELMA TEIXEIRA GRABOSKI ACONTECEU A NOITE NATALINA DO CMEI ESPAÇO CRIANÇA, QUE CONTOU COM A PRESENÇA DE ALUNOS, PAIS, PROFESSORES, DO DUENDE DO PAPAI-NOEL E DO PRÓPRIO PAPAI NOEL QUE FEZ A FESTA DA CRIANÇADA, E DOS ADULTOS...
    A ALEGRIA DE TODOS FOI CONTAGIANTE ATÉ “POZININHO MÁGICO” FOI DISTRIBUIDO PARA AS CRIANÇAS, TEVE APRESENTAÇÃO DE TEATRO, MÚSICA, DANÇA COM O PAPAI-NOEL E DISTRIBUIÇÃO DE PRESENTES. NO EVENTO TAMBÉM ACONTECEU A ENTREGA DE CERTIFICADOS AOS ALUNOS DA PRÉ ESCOLA, SIMBOLIZANDO SUA PASSAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.
    UMA NOITE DE ENCANTO E BRILHO, ESPALHANDO A MAGIA DO NATAL....