sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ESCOLA - COMO PREPARAR A CRIANÇA PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA


  • A criança deve ser incentivada a ir à escola: a família deve falar disto com animação.

  • Devem ser evitadas longas explicações que possam gerar insegurança ou desconfiança.

  • É fundamental levar a criança para conhecer a escola antecipadamente e deixá-la se ambientar durante algum tempo, à vontade.

  • É preciso tomar cuidado com as mensagens contraditórias (como por exemplo, oferecer recompensas pela ida à escola, tratá-lo como "coitadinho" por estar tendo que acordar cedo para sair ou outros motivos quaisquer, etc.)

  • Os pais precisam conseguir um tempo flexível para ficar na escola durante o processo, de acordo com a orientação da coordenação pedagógica. Havendo revezamento entre os pais, ou se precisarem contar com a ajuda de outra pessoa, ela deve ser muito familiar à criança e deverá estar a par das orientações da escola quanto ao período de adaptação.

  • Será preciso que compreendam que o choro na hora da separação é muito comum e que ele não significa necessariamente que a criança não queira ficar na escola.

  • Da mesma forma, a ausência de choro muitas vezes também não quer dizer que ela não esteja sentindo a separação.

  • Evitar comentários sobre as atitudes da criança na sua frente.

  • A criança deve ser levada caminhando e desta forma ser entregue à professora. É sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido.

  • Mais adiante, será preciso incentivar a criança a ficar na creche, dizer sinceramente que estão indo embora e explicar quem virá buscá-la. Desta forma, ela vai conseguindo ganhar confiança de que voltará normalmente para casa.

  • É preciso que procurem ser carinhosos, mas firmes, sem demonstrar dúvidas sobre se ela vai ficar bem.

  • Os pais devem despedir-se naturalmente e nunca sair escondidos. A criança fica muito desconfiada e insegura com esta atitude.

  • É muito importante, ainda, que os pais se lembrem de que cada criança é única, e que, assim, cada período de adaptação será também único e individual. Evite fazer comparações entre a adaptação de coleguinhas ou irmãos.

  • Em casa, organizar a rotina de forma que a criança não se sinta apressada para sair para a escola, tirando-lhe parte de seu prazer.

  • Incentivá-la a organizar um espaço para guardar os pertences da escola, assim como uniformes e merendeiras.

  • Organizar um espaço de estudo tranquilo e individual.

  • Combinar um horário de estudo com a criança (quando houver).

  • Dar atenção aos deveres de casa de um filho é muito importante. Desta forma, os pais saberão o que a criança está aprendendo e terão mais uma oportunidade de troca com ela.

  • Será muito útil ainda perguntar as novidades na volta da escola, ajudando a fixar os aprendizados e as novas descobertas.

    Fernanda Roche

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.