sábado, 25 de fevereiro de 2012

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO - SEGUNDO UNESCO

Aprender a conhecer
Atualmente, o mais importante é aprender a aprender, e não tanto a quantidade de saberes. São valorizadas  características como compreender o mundo, tornar-se “amigo da ciência”, dispor de uma cultura geral e da capacidade de trabalhar em profundidade alguns assuntos, exercitar a atenção, a memória e o pensamento.
Aprender a fazer
Conhecer e fazer são indissociáveis. A noção de competências, capaz de tornar as pessoas aptas a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe, é fundamental. Isso ocorre nas diversas experiências sociais e de trabalho que se apresentam ao longo de toda a vida.
Aprender a viver juntos
Devemos desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências, no sentido de realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos. Em contraposição à competitividade cega, a qualquer custo, do mundo de hoje, cabe à escola transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e, ao mesmo tempo, tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos.
Aprender a ser
A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, isto é, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade. A educação tem como papel essencial “conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam para desenvolver os seus talentos e permanecerem, tanto quanto possível, donos do seu própriodestino” (Delors, 1996)

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